segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Outubro e seus santos

 Estamos em outubro, Mês das Missões, e também Mês do Rosário.

Mês das missões porque neste mês celebramos Santa Teresinha (1 de outubro), monja carmelita, enclausurada, que tanto rezou e se ofereceu pelas missões. Notemos que ela jamais saiu do Carmelo, e no entanto sua oração abraçou o mundo.

Também este é o Mês do Rosário, porque celebramos dia 13 a última aparição de Nossa Senhora em Fátima, no ano de 1917, onde a Mãe de Deus falou aos três pastorinhos transmitindo a eles um convite e uma escola de salvação.O cerne das aparições é:
- a conversão permanente;
- a oração e nomeadamente o rosário,
- o sentido da responsabilidade coletiva e a prática da reparação.

Na segunda metade de outubro de 1717, por conta da visita de Dom Pedro de Almeida, governante da Capitania de São Paulo e de Minas de Ouro, o povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.
 
Dia 22, celebramos São João Paulo II, nosso inesquecível Karol Wojtyla, que foi papa por quase 27 anos. João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia, e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado.

É um mês cheio de santos que nos inspiram e mostram que a santidade é possível para todos, não porque sejamos bons, mas porque Deus é bom e nos dá as graças necessárias para que sejamos santos. Que cada um de nós se comprometa, de verdade, com o ideal da santidade, pois todos são convidados a isso.

ISF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário