segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tiago Alberione, uma luz para comunicar o Evangelho




Quando se pensa em Tiago Alberione, vem logo à mente o grande número de suas obras. Efetivamente, além de numerosas iniciativas apostólicas em todos os campos, é conhecida sua fecundidade como fundador: cinco congregações religiosas, quatro institutos de vida secular consagrada, uma associação apostólica de leigos e outras instituições.

Em contrapartida, se conhece bem a fonte dessa atividade: seu coração de apóstolo. Ele fez sua a sede do Mestre Jesus expressa nas palavras: "Vinde a mim todos...", que se converteram no ponto de partida de uma vida dedicada, no estilo de seu inspirador, o apóstolo São Paulo, elevar à luz de Cristo a todos os homens, a fazer penetrar sua palavra de salvação no coração das massas, a fazê-la chegar rápida e ao maior número  possível de pessoas, chegando até elas onde se encontram, até nos lugares mais distantes. 

Ele viu a necessidade de utilizar todos os meios "mais rápidos e eficazes", especialmente os meios de comunicação social ou de massas. E com esse objetivo fundou toda uma Família que deverá viver e agir de tal modo que chegue a "ser São Paulo vivo hoje".

Sua intensa atividade pastoral, porém, não o impedia de estar constantemente imerso em Deus, como os grandes contemplativos: e mais ainda, seu incrível dinamismo provinha de uma profunda vida interior, convencido como estava de que "as obras de Deus se fazem pelos homens de Deus".

Descobriu o tesouro precioso, e aprendeu a viver intensamente ao redor dele, em admirável intimidade, todas as dimensões de sua personalidade.

O Pe. Tiago Alberione, fundador de uma grande Família, apóstolo e profeta dos meios de  comunicação social a serviço do Evangelho, foi, antes de tudo, e sobretudo, um homem de Deus, dócil ao Espírito e fiel à missão que o Senhor havia-lhe encomendado.

Em 26 de novembro de 1971, vítima de uma broncopneumonia e um bloqueio renal, com esforço extremo, abençoou a todos seus filhos e sussurrou: "Estou morrendo... Paraíso... Rezo por todos". O Papa Paulo VI, informado da gravidade da enfermidade, foi espontaneamente visitá-lo. E ajoelhando-se junto ao leito do moribundo se recolheu em oração. Em seguida deu-lhe a última absolvição, o abençoou e, profundamente comovido deixou sua assinatura no livro de registro. Pouco depois às 18h25, o Pe. Alberione entrava definitivamente na casa do Pai. Tinha 87 anos.

Na realidade, o Pe. Alberione foi um homem que amou de verdade: amou a Deus com todas as suas forças, amou sinceramente a seus filhos e filhas como autênticos tesouros da Providência, e amou intensamente a missão que lhe fora confiada.

Hoje seus seguidores estão presentes em mais de 60 países dos cinco continentes e , em fidelidade criativa ao Fundador, adotam todos os meios modernos para a glória de Deus e a paz dos homens. 

João Paulo II  o elevou às honras dos altares após reconhecer o milagre em favor de María Librada González Rodríguez, membro do Instituto das Anunciatinas, hospitalizada em 4 de abril de 1989 em Guadalajara (México) por causa de um acidente. Em 20 de dezembro de 2002, o Papa leu o decreto da Beatificação do venerável Tiago Alberione, cuja proclamação solene teve lugar na Praça de São Pedro, em 27 de abril de 2003. A festa litúrgica celebra-se no dia 26 de novembro, aniversário de seu nascimento para o céu.

Pe. José Antonio Pérez Sánches, ssp, Postulador Geral da Família Paulina

Nenhum comentário:

Postar um comentário