domingo, 27 de dezembro de 2015

Família humana, família de Deus!

Festejamos hoje a Sagrada Família. Para nós do Instituto Santa Família, Jesus, Maria e José são uma constante referência como modelo perfeito do cumprimento da vontade de Deus, bem como de unidade familiar harmônica e fecunda, porque nela habitou o próprio Deus.

Bem longe de ser uma família que caminhou sobre as nuvens, a Sagrada Família desmistifica a ideia de que numa família santa não há tristeza, dor, trabalho, angústia...

Conhecemos as dúvidas de José com relação à gravidez de Maria - que tinha com ele um pacto de castidade - bem como o nascimento de Jesus que aconteceu quase ao desabrigo. Após o nascimento da criança a Sagrada Família não pôde voltar para casa, mas deslocou-se para o Egito fugindo de Herodes que procurava matar o menino. Contemplamos ainda a perda de Jesus no templo quando tinha doze anos, deixando Maria e José em aflição por 3 dias. Sabemos também que José faleceu antes de Jesus iniciar sua vida pública, bem como, já em missão, Jesus sofria constantes ameaças feitas pelos que se sentiam ameaçados pelo anúncio de uma nova ordem de coisas, que promovia a conversão do coração e o fim da opressão e das injustiças para com os desvalidos.

Olhando hoje para a dócil Família de Nazaré, temos que retificar o rumo de nossas famílias. Temos que entender que aqueles que foram chamados à vocação do matrimônio são consagrados ao amor mútuo, e à dedicação aos frutos que Deus conceder desta união abençoada. Podemos chegar à santidade unicamente por assumirmos todos os trabalhos e agruras que acompanham um casamento.

Acima de tudo, temos que dar testemunho de família comprometida com o "até que a morte os separe", tão em contraponto com a cultura dos amores líquidos e dos relacionamentos descartáveis. É um trabalho e compromisso para a toda a vida, pois disso depende a estabilidade emocional dos filhos, seus relacionamentos futuros, a paz que temos o dever de construir no lar, e o testemunho  que somos chamados a dar em família, na igreja, e em sociedade.

A família é o lugar onde se forjam os grandes homens e mulheres que podem mudar o mundo, porque é na família que se formam o caráter, os padrões éticos e morais, o respeito à dignidade humana e à vida, a laboriosidade, o cultivo dos bens espirituais e da consciência da imortalidade da alma, e de tudo o que contribui para uma existência plena.

Rezemos pelas nossas famílias... Precisamos formar um exército de pessoas que promovem a família segundo o coração de Deus. Temos que ter a coragem de defender o namoro cristão onde se guarda a castidade, o noivado sério e consequente, a vida desde a sua concepção até o seu declínio natural, o planejamento familiar segundo as orientações da Igreja, e tudo que engrandece a família como instituição fundamental da sociedade.

Jesus, Maria e José, a nossa família vossa é!!

ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário