quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mãos à obra


“O trabalho nos aproxima de Deus, que é ato puríssimo, infinito e eterno. Quanto mais o homem passa da potência para o ato, tanto mais imita a Deus; e quanto mais atua retamente, tanto melhor corresponde à vontade de Deus e melhor serve ao Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com toda a tua mente, com todas as tuas forças e com todo o teu coração! Também as forças físicas estão incluídas, portanto, o trabalho faz parte do primeiro e principal mandamento”.
Pe. Tiago Alberione ( FP 60-61)

Este pensamento nasceu na mente de um sacerdote profundamente comprometido com o trabalho espiritual, e físico também. No entanto, Pe. Alberione foi um homem de saúde frágil, que não se esquivou de assumir o belíssimo compromisso recebido do Senhor de fazer algo pelo século que se iniciava.

Na passagem do século IX para o XX, Pe. Alberione passou a noite em oração diante do Santíssimo Sacramento. De lá emanou uma luz, uma revelação pessoal que o impeliu a fundar uma família religiosa que difundisse a boa imprensa em contraponto à má imprensa. Quanta coragem e luta não foram necessárias para que este plano divino se tornasse realidade.

Em agosto próximo, esta Família, a Família Paulina, completa o seu primeiro Centenário de existência. E agora, nós, que estamos caminhando sob este carisma somos convidados a buscar nas fontes primeiras a força e o espírito que moveu este homem.

Com certeza é um trajeto que nos pedirá vida interior, oração constante, formação perene, vida sacramental contínua e trabalho, muito trabalho!

Na frase que inicia esta postagem, podemos perceber a seriedade e empenho que movia Pe. Alberione. Ele era um homem cheio de Deus, convicto, e de uma formação invejável, tanto que era conhecido como “Senhor Teólogo” nos ambientes que frequentava em sua época de formação.

Se queremos empreender qualquer coisa nesta vida que vingue, que floresça, precisamos trabalhar sempre no sentido de nos tornarmos pessoas melhores em todos os aspectos. Não há “louros” sem suor e cansaço.

Contudo, à nossa frente caminha Jesus, o Divino Mestre, que trabalhou como carpinteiro em sua vida oculta em Nazaré. Temos Maria, a Rainha dos Apóstolos, que se afadigou no seu santo lar provendo as necessidades de sua família. Temos São Paulo Apóstolo de que afirmou: “não comemos de graça o pão de homem algum, antes em trabalho e fadiga, trabalhando de noite e de dia para não sermos pesados a nenhum de vós” (2Ts 3,8). 

Que a Família Paulina seja abençoada com o dom do trabalho que edifica a sociedade na difusão da Palavra de Deus, através dos meios de comunicação social. 

Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário