segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sei em quem pus a minha fé (2Tm 1,12)




“A fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus, a aceitação livre a toda a verdade que Deus revelou”. ( Catecismo da Igreja Católica parágrafo 150)

Apesar de termos sido levados por nossos pais e padrinhos à Pia Batismal para recebermos o Sacramento da Iniciação Cristã, ou simplesmente o Batismo, a verdadeira fé é a aceitação livre de toda a verdade que Deus revelou, ou seja, meus pais e padrinhos não podem ter fé por mim.

E porque isto é importante? Porque Deus não quer que nenhum de seus filhos acredite Nele por coação ou medo. A fé é um dom, uma dádiva que precisa ser acolhida, aceita, alimentada e reconhecida como um tesouro, o maior deles.

Muitas vezes passamos a vida atrás de objetivos humanos, subir na carreira profissional, dar uma boa educação aos filhos, proporcionar conforto e saúde à família, poder apreciar as boas coisas da vida... Isso é bom em si mesmo, quando não nos afasta do nosso único objetivo na vida: alcançar a vida eterna junto de Deus. Para isso fomos criados, para isso Deus nos concede cada novo dia, para que através das coisas da vida possamos chegar até Ele pelas obras e escolhas que fazemos.

Escolher o que não passa, eis a sabedoria de todos os santos que nos precederam. Muitos deles, como São Francisco de Assis, renunciaram uma vida de fartura para encontrar a única riqueza que não pode ser tirada nem pela morte, nem pelos ladrões, nem por nada: Cristo. Eles compreenderam a brevidade da vida, da juventude, da saúde que hoje temos, mas que basta um pequeno entupimento numa veia minúscula em nosso cérebro, para que tudo aquilo que somos e construímos venha por água abaixo.

Porque estamos tão aflitos e apressados em nossos dias para alcançar metas humanas e não nos apressamos e nos afligimos para conquistar um lugar no céu? Temos que agir como São Paulo, que colocou todas as suas forças em seguir a Cristo e em fazê-Lo conhecido por todo o mundo. São Paulo deu-se por inteiro, por isso tornou-se o grande apóstolo da evangelização.

Sei em quem pus a minha fé! (2Tm 1,12) Temos que colocar nossa fé naquele que venceu a morte, naquele que opera o impossível, naquele que nos ama e nos busca a cada instante para nos oferecer os tesouros conquistados por sua morte vitoriosa sobre o mal. Este tem poder, este salva, este acolhe a todos sem distinção. Não é com isso que toda a humanidade sonha? Com um mundo onde todos sejam iguais e tenham as mesmas chances? Isso só será possível quando aderirmos a Ele de corpo e alma, porque o céu começa em nós.

Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário