domingo, 25 de janeiro de 2015

A voz de Cristo para os gentios


"Nascido em Tarso da Cilícia (At 9,11; 21,39; 22,3), pelo início de nossa era (Fm 9), de uma família judaica da tribo de Benjamim (Rm 11,1; Fl 3,5), mas ao mesmo tempo cidadão romano (At 16,37s; 22,25-28; 23,27), recebeu desde a infância, em Jerusalém, de Gamaliel, uma séria formação religiosa segundo as doutrinas dos fariseus (At 22,3; 26,4s; Gl 1,14; Fl 3,5). No princípio, foi perseguidor implacável da jovem Igreja cristã (At 22,4s; 26,9-12; Gl 1,13; Fl 3,6); teve uma conversão súbita, no caminho de Damasco, devida à aparição de Jesus ressuscitado, que, ao lhe manifestar a verdade da fé cristã, indicou-lhe sua missão especial de Apóstolo dos gentios (At 9,3-19p; Gl 1,12.15s; Ef 3,2s)". (Cf W. Gardini, Catolicidade e unidade em São Paulo, São Paulo, Edições Paulinas, Resumo das pp. 15-30).

Como é espetacular a ação de Deus na história humana. Ele sabe tirar do mal o bem. De um ferrenho perseguidor de cristãos Paulo torna-se em um verdadeiro discípulo missionário de Jesus. Com certeza a força destruidora de sua perseguição aos cristãos tornou-se a benéfica culpa que encheu de zelo o Apóstolo levando-o aos confins do mundo pagão a fim de pregar a boa nova de Cristo.

Paulo foi um verdadeiro comunicador. Toda a sua missão acontece pela pregação oral e pelas sua cartas, que eram a forma de manter viva nas comunidades por ele fundadas o  primeiro ardor de conversão que se operava nelas. 

São Paulo é o Apóstolo da urgência. Nada o detinha quando o assunto era evangelizar. Os naufrágios, chicotadas, assaltos, rejeições, prisões, nada o bloqueava ou o fazia esmorecer. O grande amor por Cristo, a docilidade com que se deixava conduzir pelo Espírito Santo fizeram dele o grande protagonista da conversão do mundo pagão.

É importante frisar que as coisas não foram instantâneas como se pode deduzir pela leitura dos Atos dos Apóstolos, ou por suas cartas. Paulo após sua conversão retirou-se por sete ou nove anos, aproximadamente, para preparar-se para a missão. Esse dado nos mostra o quão importante é a formação religiosa do discípulo que quer cumprir seu dever de batizado. Temos tanto a aprender, há tanto material disponível que não só nos enriquece, como fortalece a caminhada em qualquer etapa da vida. Saber para servir, servir para diminuir distâncias, aproximar-se do outro para enriquecê-lo de Cristo.

A história de São Paulo deve reconfortar-nos e animar-nos para o discipulado, porque todos temos uma história pregressa de abandono da fé, ou mesmo de perseguição, ainda que velada,  àqueles que creem. São Paulo é o exemplo real de que sempre é possível recomeçar, sempre é possível retomar o caminho do seguimento de Cristo, com o coração ocupado em fazê-Lo mais conhecido. Basta a humildade de reconhecer que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e a docilidade ao seu Espírito, para poderemos, também, ser apóstolos da comunicação hoje.

Que São Paulo interceda por nós, e nos tome por seus imitadores!

Malu e Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário