segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Uma profunda fome


"Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com o seu selo". (Jo 6,27)

Esta frase do Evangelho de João refere-se ao povo que seguia Jesus após o milagre da multiplicação dos pães, e que o buscava não pelo desejo de segui-lo buscando a conversão, mas porque ficara saciado pelo alimento material.

Jesus os adverte de que esta fome que sentem é de um pão que se corrompe e se perde, e os exorta a buscarem o alimento descido do céu, ou seja, Ele mesmo, o Pão da Vida, aquele que sustenta, e que tem o poder de conservar-nos e guardar-nos para a vida eterna.

Quantos de nós não temos o mesmo comportamento destes homens e mulheres que buscam a satisfação apenas das necessidades do corpo e não se preocupam com as necessidades da alma...Sabemos, contudo, que é numa alma cheia da força de Deus - através da comunhão frequente - que se opera o prodígio da conversão, da cura dos males espirituais, da consciência da fragilidade dos bens terrenos face aos eternos, do perdão dos pecados veniais, da coragem de enfrentar as vicissitudes do caminho com alegria e esperança, do encontro amoroso com Cristo que nos abençoa e renova, e tantos outros benefícios que só uma alma que busca o que não passa compreende.

Somos uma geração vítima de uma profunda fome de Deus, que necessitada do alimento que sustém se perde atrás da ilusão das coisas do mundo achando que está tudo bem, que ter as coisas substitui o raquitismo das coisas do alto. 

Temos que lutar por este alimento descido do céu. E lutar por ele significa construir a vida sobre a rocha que é Cristo. Significa dizer não estilo de vida egoísta e utilitarista que se espalha em nossos dias como uma epidemia, e assumir, de verdade, o papel que cabe a cada um de nós na construção de Reino de Deus que começa aqui, nesta vida. Lutar pelo pão descido do céu é não ter vergonha de defender a família tradicional, de viver segundo os mandamentos da lei de Deus, de não fomentar a violência, a desonestidade, o adultério, o aborto, e tantas coisas que nos tornam indignos de receber este pão celeste, que é o Corpo de Cristo triturado na cruz. Este pão é para todos, desde que queiramos também ser todos de Cristo.

Eis a resposta de Cristo para nós que desejamos segui-lo:

"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede". (Jo 6, 35)

 ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário