sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo...



Nestas duas frases contidas no Evangelho de São Mateus, capítulo 5, versículos 13 e 14, estão contidos o mandato de Jesus a todo batizado, ser sal e luz.

Quando fomos batizados nos tornamos membros do corpo de Cristo, ou seja, passamos a fazer parte da Igreja, a Esposa de Cristo. A partir de então, somos da família de Deus. Geralmente as famílias costumam ser guiadas pelas tradições de seus familiares, imitam os mais velhos, defendem suas crenças e modo de ser... Isso é pertencer à Igreja.

Jesus exorta aos seus apóstolos que sejam sal da terra. O sal dá sabor, dá gosto, dá vida aos alimentos. Assim também temos que ser no mundo essa presença que aponta para o verdadeiro, para o substancial, para o que perdura para além do tempo: o amor de Deus. Onde está o amor, aí está Deus. E onde está Deus estão a paz, a serenidade, a força, a coragem, a sabedoria, a alegria, a esperança, todas as possibilidades reais.

Quando Jesus afirma: “Vos sois a luz do mundo”, ele está dizendo que devemos caminhar à luz do seu ensinamento, da sua Palavra, do seu exemplo, de forma que aqueles que convivem conosco enxerguem em nossas atitudes uma contribuição para um mundo mais humano e fraterno.

São um desafio para cada um de nós estas palavras de Jesus, porque exigem uma mudança de atitude frente a tudo o que acontece à nossa volta. Contra todo o pessimismo reinante nesse mundo tão violento e caótico em que vivemos, somos chamados a ser um sinal de contradição, no sentido do bem.

 Lançar fora o egoísmo e ir ao encontro dos que sofrem. Temos que reconhecer a dignidade do irmão como criatura feita à imagem e semelhança de Deus. Somos filhos do mesmo Pai, portanto merecemos ser tratados da mesma forma, e isso independente de cor, condição social ou raça.

Lançar fora o relativismo e abraçar a verdade que é Cristo.

Lançar fora os comportamentos do mundo, onde a desonestidade, a falta de respeito, a imoralidade e a ausência de ética tornaram-se valores em alta.

Jesus espera que sejamos diferentes. Ele espera que tenhamos a coragem de não retribuir o mal com o mal, que saibamos dar exemplo de pessoas novas transformadas pela sua Palavra, pelo Sacramento da Reconciliação, pela Eucaristia. Não podemos ser uma pessoa dentro da Igreja e outra fora...

Que o Espírito Santo nos ajude para que sejamos testemunhas desse Reino que tem sabor de vida eterna, e é capaz de iluminar toda a nossa existência nessa terra.

ISF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário