domingo, 1 de abril de 2012

Entramos na Semana Santa


Entramos na Semana Santa


Estamos na Semana Santa!
Agora tudo se torna mais violáceo, e passamos a sentir a tensão dos acontecimentos e tramas que levaram Nosso Senhor ao Getsêmani, à flagelação, ao julgamento ignominioso, e finalmente ao trágico e redentor desfecho no Gólgota: a crucifixão e morte.
A Quaresma dá lugar às cerimônias cheias de significado - que fazem memória e atualizam os últimos passos do Cristo Homem entre nós - e aos panos roxos que cobrem as imagens nas nossas igrejas. Nosso olhar não pode se deter senão no amor de um Deus que vai ao extremo de se fazer pecado por nós.
Vamos com Ele ao encontro do nosso destino de remidos, e O acompanhemos com a mente, a vontade e o coração.
Jesus segue à nossa frente... Nós vamos fazer este trajeto no silêncio, e na prontidão daquele(a) que com o coração cheio de arrependimento e confusão, não consegue compreender a profundidade deste amor, mas pressente o preço deste Sangue Redentor.
Entramos na Semana Santa! Entramos no Mistério da Paixão de Jesus. Que o Espírito de Jesus nos ajude a sairmos dela mais convertidos.

Na página Formação há um texto do Pe. Raniero Cantalamessa, que foi objeto de retiro dos Institutos de Vida Secular Consagrada em época de Quaresma.
Trata-se de uma reflexão sobre o aspecto "traidor" de cada um de nós.
É um texto maravilhoso e profundo que merece ser revisto pelos que já o conhecem, e meditado pelos que ainda querem entrar no clima da Semana Santa, bem como numa revisão de vida.
Vale à pena tomá-lo como um retiro mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário