domingo, 1 de setembro de 2013

O Deus da Aliança nos abraça na Palavra



Estamos iniciando, como Igreja, o Mês da Bíblia.
E como Igreja, somos comunidade que escuta e anuncia a Palavra de Deus, nutrindo-nos dela, buscando em seu conteúdo a orientação para o nosso caminho. Só quem se coloca à escuta da Palavra, pode tornar-se depois anunciador dela, segundo o Papa Emérito Bento XVI (em discurso de 16/09/2005).
"Só podemos conhecer a Deus, quando Ele decide fazer-se conhecer. E Ele o fez concretamente por meio da história humana de Abraão, de Isaac, de Jacó e de seu Filho."( Dom Geraldo M. Agnelo, Arcebispo Emérito de Salvador)
Na Bíblia nos encontramos com o Deus misericordioso que atesta seu amor e a fidelidade de sua Aliança até as últimas consequências, até dar seu Filho único em resgate por nossos pecados. É ali que está a história do abraço de Deus ao homem, abraço este que nos alcança em cada lugar ou situação em que estejamos.
Que neste mês, possamos sentir mais este encontro com os braços amorosos de Deus que a todos sustenta e acolhe.
Seguem abaixo orientações básicas de como ler a Bíblia de forma edificante:
1. Comece pelo Novo Testamento.
Geralmente as pessoas começam a ler a Bíblia sem nenhuma orientação, porém com muita boa vontade iniciam pelas primeiras folhas, isto é, o livro de Gênesis. A princípio é muito interessante, pois nestas primeiras passagens podemos tomar conhecimento a respeito da criação do mundo, a criação do homem, o dilúvio, a torre de Babel entre outros episódios, mas logo chega a genealogia, lista, enumeração ou diagrama com os nomes dos antepassados de um indivíduo e a indicação dos casamentos e das sucessivas gerações que o ligam a um ou mais ancestrais. E é por aí que muitos param, pois acham a leitura chata e enfadonha. Muitos fazem uma leitura salteada das passagens, vendo sempre pedaços e nunca o todo da Palavra de Deus.
Oriento que a leitura para quem está começando deve ser iniciada pelo Novo Testamento, principalmente pelos evangelhos. É imprescindível que iniciem lendo os quatros primeiros livros (Mateus, Marcos, Lucas e João) pois eles relatam a vida, os ensinamentos de Jesus, base da vida cristã. Estes livros são biografias de três homens que andaram com Ele e um que investigou apuradamente a seu respeito. 
2. Leia os evangelhos duas vezes.
É muito importante que você tenha um conhecimento da vida e dos ensinos de Jesus que sirvam de alicerce em sua vida. Por isso leia os evangelhos no mínimo duas vezes antes de continuar a leitura de todo o Novo Testamento.
3. Separe um tempo diariamente para esta leitura
Precisamos ser alimentados espiritualmente, assim como alimentamos o nosso corpo muitas vezes ao dia. Deus nos dá 24 horas por dia e é inadmissível que não possamos separar uma hora ou mais para dedicarmos a um conhecimento e relacionamento maior com Deus através da sua Palavra. Até porque só quem sai ganhando somos nós mesmos. Na verdade é um investimento, aplicarmos o tempo à leitura da Palavra e colhermos vida em Jesus.
4. Tenha antes um período de oração.
É também importante que você não faça uma leitura mecânica deste livro, isto é, ler por desencargo de consciência, ler por ler sem colher nada desta leitura, afinal você não está lendo um livro qualquer, você está lendo o livro que revela a vontade de Deus para sua vida. Por isso não o faça apressadamente. Tenha antes um tempo com Deus em oração onde você converse com Ele a respeito de sua vida e do que tem descoberto a respeito Dele e peça para que Ele esteja falando ao seu coração através das Sagradas Escrituras. Peça que o Espírito Santo revele para o seu coração aquilo que Ele quer mostrar e ensinar-lhe.
5. Tire lições meditando o que você leu.
O mais importante desta leitura é que você tire lições para sua vida, ou seja, que apreenda o que está sendo lido, de tal forma que deseje colocar isto em prática em sua vida diária, pois o próprio Senhor nos disse em Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha”
Crie o hábito de meditar na Palavra de Deus. O que é meditar? É pensar, refletir, digerir, ver a importância daquela palavra para sua vida diante daquilo que você está vivendo. 
6. Tenha sempre um caderno de anotação.
É importante que você anote o que lhe parecer mais interessante, principalmente as lições que tirou para sua vida. O homem tem memória fraca e esquece com facilidade as coisas que aprende, por isso anote para que em outros momentos você possa recorrer as suas anotações quando quiser relembrar e também porque memorizamos melhor quando escrevemos o que estamos aprendendo.
Você pode também marcar com caneta na própria Bíblia o que lhe chamou a atenção. Sublinhe os versículos e passagem que foram importantes para você. Quanto à Bíblia, não se preocupe, uma Bíblia bem marcada é sinal que ela está sendo bem estudada, e isto é o mais admirável.
7. Tenha sempre um dicionário ao seu lado.
A maioria dos brasileiros têm pouco ou nenhum hábito da leitura, por isso algumas palavras são desconhecidas de seu vocabulário. Acontece que ao se deparar com uma dessas palavras, que não lhe traga sentido, significado, o leitor pode deixar de entender algo de muita importância para si. Por isso é preciso ter sempre um dicionário como auxílio, pois ao consultá-lo, aquele versículo ou mesmo toda a passagem terá esclarecimento para você.
8. Faça uma leitura sistemática.
Não leia passagens isoladas, mas sequencialmente siga os capítulos até terminar os livros, iniciando assim o próximo. Se você ler 3 capítulos por dia e 5 aos domingos você conseguirá ler toda a Bíblia em um ano. Comece pelo Novo Testamento, depois inicie a leitura do Velho.
Fonte: comolerabiblia.blogspot.com
Acompanhe em Álbum de Família a visita da Família Paulina ao Santuário de Aparecida dia 31/08/2013, por ocasião da preparação dos 100 anos da Família Paulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário