domingo, 26 de agosto de 2012

O leigo é discípulo de Cristo.



O fiel leigo é discípulo de Cristo a partir dos sacramentos e em força destes, em virtude de tudo quando Deus operou nele imprimindo-lhe a própria imagem do Seu Filho, Jesus Cristo. Deste dom divino de graça, e não de concessões humanas, nasce o tríplice «munus» (dom e dever), que qualifica o leigo como profeta, sacerdote e rei, segundo a sua índole secular. (Compêndio da Doutrina Social da Igreja 542)

O que é um leigo senão o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo neste mundo? Sim, somos aqueles a quem o Mestre confiou a missão, através do nosso Batismo, de sairmos em missão cada manhã da nossa vida, para fazermos o Reino de Deus acontecer no hoje, e no agora dos dias que Ele nos concedeu.
Ele não nos pede o impossível, pois para isso Ele é Deus. Não existe o impossível para Ele.
O que Ele espera de nós, o que está ao nosso alcance, pode ser um abraço sincero àquele que sofre, um sorriso acolhedor a um desconhecido, pelo simples fato de ser uma criatura de Deus, o ouvir o desabafo de um aflito, o dar um copo de água fresca a um caminhante fatigado... Poderíamos elencar aqui muitíssimos exemplos de pequenas atitudes possíveis, mas que achamos não ser da nossa alçada.
O fiel leigo é um discípulo de Cristo, e com isso, não um repolho encruado em si mesmo, fechado em sua realidade fácil ou dolorosa, mas um imitador dos braços abertos do Crucificado, não poupando esforços para que o Reino de Deus aconteça através de si.
Por mais que isto soe estranho, eu e você somos parte da Igreja, e com isso, trazemos impressa em nossa alma um sinal indelével da pertença a Deus. Isto é uma realidade pouco vivida e cultivada pelos leigos, que precisa ser revista e mudada, para que possamos exalar o bom odor de Cristo neste mundo que necessita de um pouco de perfume.
O leigo é aquele que anuncia a Boa Nova da salvação em todos os ambientes, mesmo que não seja compreendido, porque o Mestre também não o foi. Ele caminha sustentado pelo Pão descido do Céu, e alimenta seus dias com a oração e com a Palavra.
Ele deseja crescer no conhecimento de sua mãe, a Igreja, e está sempre em sua casa, porque é filho.
Ele tem fome e sede de justiça, e não compactua com o mal. Ele é sim, sim, e não, não.
O leigo é uma expressão do amor que procede do Pai, porque ele é Igreja, reunião dos remidos que caminham para a pátria celeste.
O leigo é tudo isto e tudo aquilo que o Espírito Santo lhe inspira a ser...
O leigo é você, e eu.
Vamos abraçar com amor nossa vocação de sermos Igreja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário